quinta-feira, 12 de abril de 2012

Atividade 2.5

         Um tópico relevante é a utilização da ferramenta de hipertexto na Educação. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
       A relação entre Educação e mídias digitais se faz a partir da popularização da internet, mediante o uso intenso da linguagem HTML, que possibilitou a montagem de rede hipertextuais, com links. Com o uso de Hipertexto, conexões disponibilizam material de referência, independente do tema de interesse, com construção de base de dados cujo acesso associativo forma uma verdadeira rede de conceitos e exemplos.
                   Durante a navegação não senti dificuldades de entrar e sair dos links.  Pode-se observar que, quando procura-se algo que queremos é mais fácil encontrá-lo nos sites que conhecemos, pois, a procura se torna mais objetiva e rápida. 
       Na navegação em hipertextos podemos descobrir outras novidades, mas também podemos correr o risco de passar o dia inteiro sem obter nenhum resultado se navegarmos “à deriva”.
        Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.  
         O hipertexto permite novas formas de design e produção de estruturas informacionais. Ele permite ao leitor uma leitura, uma navegação dinâmica pela informação disponível. Como as tecnologias informacionais se sobrepõem umas às outras, muitos dos recursos de paginação tradicional como parágrafos, margens, títulos, subtítulos, são apropriados pelos hipertextos, na organização da informação. No entanto, mesmo partindo ou utilizando desses elementos, o hipertexto ultrapassa os limites da página impressa como um agente físico delimitador da informação e do livro como uma unidade física, única, completa.
             Hipertexto como uma ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação abre outras janelas ampliando o conhecimento.

Um comentário:

  1. Oi Shirley!

    Pode verificar sua atividade, pois ela está incorreta. Você direcionou o link para o blog do ntm quando deverias direcionar SOMENTE para seu texto disposto no blog do ntm.

    ResponderExcluir